Estudante do IFBA Campus Ilhéus é selecionada para intercâmbio no Japão

Fernanda Santos Fernandes
Divulgação

A estudante do curso técnico integrado de Segurança do Trabalho do campus Ilhéus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Fernanda Santos Fernandes foi selecionada para participar Sakura Science High School Program (Brazil), programa de intercâmbio curta mobilidade no Japão, de iniciativa da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Science and Technology Agency – JST), em colaboração com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). 

O programa é voltado para estudantes do ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e tem como objetivo promover o intercâmbio de curta duração, 16 a 22 de abril, para estudantes brasileiros(as), por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades no Japão, participação em seminários, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes.

Por falta de tempo hábil, a edição 2023 do Programa, aproveitou o edital do ano anterior, o mesmo que possibilitou a participação do estudante do campus Seabra,  Styves Barros, no programa em 2022.

Fernanda conta que teve conhecimento do programa através dos canais de comunicação do IFBA, e que, apesar de achar que não teria chances, resolveu se inscrever mesmo assim e contou com a ajuda de uma servidora e da sua mãe. “Tive interesse no programa Sakura desde a primeira vez que vi a oportunidade através de um post do instagram do IFBA (https://www.instagram.com/ifbaoficial/). Li a matéria e vi que era incrível, mas logo me veio à mente que não tinha tantas chances... alta concorrência, muitas exigências burocráticas, minha síndrome de impostora (admito), mas mesmo assim tentei com muito esforço e indo de setor em setor pegar os documentos necessários consegui me inscrever, e só me mantive forte em tentar graças à Valquiria Barbosa Santana  que trabalha no setor de coordenação acadêmica e muito me incentivou e à minha mãe que sempre esteve ao meu lado”, relatou a jovem.

 

Sobre as expectativas da viagem e a vontade de participar, Fernanda Fernandes afirma que “o objetivo do programa, os lugares e toda a proposta são sobre coisas que eu gosto, que eu tenho trabalhado durante o tempo no IFBA, com projetos de pesquisa na área de ciência e tecnologia, e eu sou apaixonada por Astronomia, quando vi que iríamos visitar a JAXA [The Japan Aerospace Exploration Agency – Agência Aeroespacial Japonesa], foi a cereja do bolo. Tenho muitas expectativas, todo esse processo de documentação e de conhecer os outros alunos que vão e receber as informações da viagem... aumenta a ansiedade de ir logo”.

 

 A JST providenciará para os estudantes os bilhetes aéreos internacionais, seguro-viagem, acomodação, alimentação e transporte terrestre no Japão e o visto para o país. A Setec será responsável pelos bilhetes aéreos para os trechos nacionais e pela emissão do passaporte.